, ,

Tipos de Aparelhos Ortodônticos Fixos



























METÁLICOS -
É o modelo convencional feito em aço inoxidável. Além de mais barato, rápido e eficiente, se quebra com menos facilidade e é mais fácil de higienizá-lo. Existem com menor ou maior qualidade dependendo do fabricante. A tendência atualmente são os aparelhos ortodônticos autoligados (imagem cima). Eles não necessitam da borrachinha, possuem excelente custo-benefício por favorecer a um tratamento mais rápido, com menor sensibilidade maior conforto (por serem menores) e de higiene ainda mais fácil.

ESTÉTICOS - São de cerãmica ou policarbonato (tipo especial de plástico), ou de safira (tipo de cristal) e sua cor se assemelha à do dente. Também existe grande variação na qualidade de acordo com o material e fabricante. O aparelhos estéticos convencionais (com borrachinha) possuem uma movimentação mais delicada, exigindo um tempo maior de tratamento. São contra-indicados para casos mais severos que necessitem de extrações e cirurgias. A boa notícia é que já existem os aparelhos autoligados de porcelana (que não precisam de borrachinha) , que possuem ótima aparência e resistência à quebra e cujo desenvolvimento do tratamento é equivalente aos metálicos.

LINGUAL - Neste caso o bráquete fica do lado de dentro dos dentes, e por isso, pode ser considerado um aparelho estético de verdade. Apesar desta "vantagem", ele causa um desconforto maior por estar em constante contato com a língua, e uma boa higienização é muito difícil de ser feita. Por este último motivo, o índice de cáries se torna alto em seus usuários. Atividades simples como falar e beijar se tornam difíceis.

Dr. Cristiano Lopes Belem CRO-GO 6209