,

A Perda dos Dentes e o Fator Emocional



De acordo com Freud, durante o desenvolvimento da fase oral, a região bucal, é a fonte principal das excitações e de realizações do bebê com o mundo. Estão diretamente relacionadas, as experiências de prazer e desprazer.

A boca é importante na alimentação e permite que a criança refaça seu vinculo com a mãe por meio de uma incorporação de sucção. Quando os dentes irrompem essa incorporação é substituída pela mordida, bem como pelo prazer de morder. Os dentes são sentidos como um instrumento de defesa. O aspecto psicológico da dentição está na mudança de atitude de passivo receptor para ativo destruidor.

Para os seres humanos os dentes significam símbolo de força, de agressão, de atitude ativa, e por isso perdê-los pode significar insegurança e ansiedade. Portanto os dentes auxiliam na ampliação do conceito “EU”.

O nascimento dos dentes é importante na organização psíquica, sua perda poderá implicar em conseqüências desfavoráveis para a vida emocional do sujeito.

A auto-estima de um indivíduo está diretamente relacionada à auto-imagem, que tem de si e a imagem ideal que a sociedade impõe. Nesta sociedade, o sorriso anuncia bem-estar, alegria, segurança, satisfação em relação a si e aos outros.

A inibição do sorriso tem conseqüências, diminui a auto-estima, impede a demonstração da alegria e do acolhimento, prejudicando o convívio social.

A perda dos dentes resulta no desequilíbrio das funções mastigatórias, deglutição, fala e estética. Pode ser sentido pela pessoa a se retrair, e descreve sintomas de isolamento social, que são conseqüências de um estado de desequilíbrio. Esta perda pode ser encarada de duas formas distintas. Uns inconformados, com sentimentos de impotência, incapacidade, ansiedade, buscando recuperar esta perda a qualquer custo, de forma a restaurar a estética. Outros reagem de maneira conformista, mostrando-se passivo diante do tratamento melhor a ser realizado em busca de seu bem estar.

A reposição dos dentes por meio de implantes visa um retorno à aparência, a estética e a função dos dentes. Visa à superação da falha corporal, um recurso de volta à imagem que tinha e queria continuar tendo.

O uso de implantes dentários resolverá o problema emocional desde que atenda as expectativas do paciente. Buscando a recomposição da integridade física perdida, mais do que uma substituição de dentes, é a reconstrução da imagem pessoal e social.