A importância da TC no planejamento dos implantes

As imagens obtidas com a utilização dos raios-X refletiram numa grande evolução no diagnóstico e planejamento dos procedimentos odontológicos. Mas as radiografias, inclusive as digitais, possuem a limitação de apresentar apenas dois planos, não sendo possível visualizar a terceira dimensão, ou seja, não se pode ver em profundidade.


Em implantodontia é muito importante se visualizar a forma e densidade dos tecidos envolvidos no ato cirúrgico. Informações importantes como espessura óssea total local, espessura da lâmina cortical (osso mais denso que fica na superfície - parâmetro importante para fixação do implante) apenas são obtidas com a Tomografia Computadorizada (TC).
Na tomografia computadorizada também utiliza os raios-x, mas as imagens obtidas em cortes a cada milímetro e são processadas em computador formando a imagem real, com precisão e realismo.
Portanto, a Tomografia Computadorizada traz previsibilidade para o implantodontista e segurança para o paciente, principalmente quando há dúvidas quanto à qualidade e quantidade do osso que receberá o implante e quanto à proximidade com estruturas anatômicas nobres.