,

Bruxismo


O bruxismo é uma parafunção da mastigação. Ou seja, é o apertamento ou rangimento dos dentes que ocorre durante ao dia ou à noite. Pode atingir qualquer pessoa em qualquer idade, inclusive crianças. O bruxismo noturno é o que causa maior dano às estruturas dentais (esmalte principalmente) por se caraterizar de uma contratura muscular involúntária muito mais intensa. Tanto que é praticamente impossível fazer a sua simulação conscientemente.
A relação do bruxismo com o estesse existe em todos os casos, sendo esta a principal mas não a única causa. Na maioria dos pacientes há maloclusões (problemas na mordida) e apinhamentos dentais o que tende à agravar os problemas.
Além da perda de estrutura dental, as consequências do bruxismo são as dores que, além dos dentes, acomete a face, o pescoço, ouvidos e os músculos da mastigação fatigados por horas de exercício extenuante. Nos dentes que recebem maior carga, pode haver também a diminuição do osso de suporte dental e retração gengival, podendo provocar mobilidade do elemento dental.
O tratamento do bruxismo depende de vários fatores e é sempre complexo. Uma avaliação com um dentista é necessária para avaliar a presença de maloclusão e o grau de severidade do bruxismo. Existem bons tratamentos paliativos com o uso de aparelhos de silicone que absorvem a força da mordida, associados à medicamentos específicos. Uma correção ortodôntica ou um ajuste oclusal (por desgaste seletivo dos dentes) podem ser necessários, pois uma mordida perfeita ajuda a equilibrar as forças de mastigação e diminuir os danos causados.
Mas o principal fator de melhora é remover a tensão psicológica associada e possíveis distúrbios psicológicos. É imprescindível ter qualidade de vida e hábitos saudáveis.

Dr. Cristiano Lopes Belem