Erosão Ácida - Uma Preocupação Crescente


A erosão ácida do esmalte dental, que é a camada externa dos dentes, é um dano causado por alimentos ácidos como refigerantes, vinho e até mesmo alimentos saudáveis como algumas frutas. O consumo freqüente destes alimentos pode danificar os dentes pois enfraquece sua superfície.
Este é um problema emergente no campo da saúde bucal devido ao aumento da longevidade dos dentes, reflexo do progresso da Odontologia nos últimos tempos.

Os sinais que indicam a presença da erosão ácida são:
- Sensibilidade: o desgaste do esmalte expõe a dentina (camada interna do dente), daí pode-se sentir uma discreta pontada ao se consumir alimentos e bebidas gelados, quentes ou doces.
A contínua exposição da dentina pode tornar a sensibilidade severa .
- Descoloração: O amarelamento dos dentes podem ocorrer devido á diminuição da camada de esmalte(mais clara) maior exposição da dentina(mais amarela).
Dentes arredondados: Aparência arredondada e áspera na superfície e bordas dos dentes.
- Translucidez: Pode haver um aumento da translucidez dos dentes anteriores (da frente).

Minimizando o risco

A perda da estrutura do dente causada pela erosão ácida é irreversível, assim como acontece com as cáries.Por isso é tão importante a sua prevenção. Alguns simples procedimentos podem ser seguidos:
- Evite escovar os dentes imediatamente após o consumo de alimentos ou bebidas ácidas porque é neste momento que o esmalte fica mais vulnerável.
- Beba refrigerantes ou bebidas gasosas rapidamente. Não os retenha na boca.
-Prefira usar um canudo.
-Escove os dentes suavemente com uma escova de dente extra-macia.
Escolha um creme dental com baixa abrasividade e com boa disponibilidade de flúor (mínimo de 1000 PPM).
- Vá ao dentista regularmente para um check-up dental.