Cuidados do Aparelho Fixo


O uso de aparelho ortodôntico fixo exige cuidados especiais de quem o usa.

Os brackets não causam cárie e sim os resíduos de alimentos retidos no aparelho: portanto você deve tomar cuidado com a higienização seguindo sempre essas orientações:

Uma boa escova dental macia, fio dental e bochechos com solução bucal que contenham flúor devem ser usados após cada refeição.Escove  a parte de cima da língua as bochechas e o céu da boca. Nunca utilize palito, você poderá danificar o aparelho.

Evite alimentos que tenham muita fibra:manga, abacaxi, etc ; faça suco com eles.Evite alimentos pegajosos e/ou duros: chiclete, pipoca, amendoim,caramelo,goma, etc.Não morder lápis, canetas, grampos, cubos de gelo ou roer as unhas.

É comum uma sensibilidade iniciar-se 4 horas após a ativação, com pico máximo em 24 horas
e terminando em 3 dias. Neste período dê preferência a alimentos líquidos e/ou pastosos.
O nível de sensibilidade varia a cada paciente. Se ocorrerem dores mais fortes tome Paracetamol (Tylenol) de 8/8 horas.

Quando o aparelho estiver machucando a boca, agende um retorno para avaliação. Sempre que necessário use a Cera ortodôntica fornecida. Aplique  a pomada Omcilon-A Orabase sobre a ferida.

O aparelho não mancha os dentes, pois manchas no esmalte dos dentes podem ser originárias da formação dos mesmos antes de sua erupção ou devido à sua descalcificação por má higiene bucal.

Você deve estar consciente de que, após o uso do aparelho fixo, fará uso do aparelho móvel como contenção, cuja função é estabilizar os movimentos dentários que foram feitos.

A frequência no comparecimento nos dias e horários marcados, é fundamental para determinar o tempo de tratamento planejado pelo ortodontista.

Será necessário o uso de protetores bucais para a prática de esportes de grande contato físico como judô, caratê, boxe, etc...

Evite faltas e atrasos, pois isso prejudica o tratamento, fazendo-o estender além do previsto;



Higienização
Para a limpeza entre os dentes,utlilize sempre o Passa-fio (uma agulha de plástico) para facilitar o uso do fio dental ou um fio dental de ponta rígida (Superfloss Oral-B)

Utilize uma escova do tipo macia ou extra-macia de cabeça pequena nº30. Exemplos:
- Escova Oral-B Indicator Plus Macia 30
- Escova Sensodyne
- Sensodyne Esmalte Care
- Escova Colgate Professional Extra Clean

Limpe a parte superior dos dentes, faça movimentos  ”de cima para baixo”,e nos inferiores “ de baixo para cima”. Depois feche os dentes e faça com sua escova movimentos circulares para completar a escovação.

Nunca devemos fazer força quando estivermos escovando os dentes,pois isso pode machucar a gengiva e quebrar o aparelho. Com movimentos curtos de vai-e-vem, capriche na escovação da face oclusal dos dentes (o lado que morde) e o lado de dentro dos dentes.
Escove também a língua (ou use um raspador específico), o lado interno das bochechas,  e o “céu” da boca.

Para completar a higiene, use uma escova de tufo único e uma escova Interdental nos locais de difícil acesso. Ex. escova Intertufo (marca: Bitufo)

Faça um bochecho por 1 minuto com um enxaguatório bucal com flúor e sem álcool (Colgate Plax ou Oral-B) antes de dormir.

Observações:
Caso apareça inflamação ou sangramento em suas gengivas use Creme Dental Parodontax 2 vezes por dia e faça  bochecho de 1 minuto com Periogard 1 vez por semana.
Após  ingerir alimentos ácidos espere 40 minutos antes de escovar.
Evite cremes dentais clareadores.
Nunca use palitos.
Com o aparelho, as escovas duram menos. Troque-as quando as cerdas perderem seu formato original.
Se estiver usando elásticos inter-maxilares, remova-os antes de escovar.

Veja o vídeo de escovação do aparelho fixo
Veja o vídeo da higienização com a escova interdental