Conduta dos Pais Durante o Tratamento

Existem técnicas para reduzir medo e ansiedade de uma criança,  e  o profissional terá uma mais indicada para o seu filho.O choro é uma forma normal de reação da criança diante situações desconhecidas ou temidas. Não lhe diga que não deve chorar. Respeite o seu temor. Trataremos de aliviá-lo condicionando paulatinamente o seu medo.

Se a reação do seu filho for ainda mais violenta, sem duvida ele terá motivo. Sempre haverá métodos para resolver os problemas odontológicos. Se você prometeu algum presente para melhorar sua conduta, não inclua o Dentista nessas promessas; seria prejudicial para o bom andamento do tratamento.

Deixe a criança expressar sua curiosidade por tudo que houver no consultório. O Dentista terá prazer em explicar-lhe e aclarar suas dúvidas; mas somente o dentista deverá prestar tais esclarecimentos.

Evite, em presença de seu filho, relatar coisas desagradáveis e não permita que outros o façam. Existem palavras que assustam e é necessário evitá-las. A melhor situação no tratamento se alcança quando a criança está no consultório, o que conseguiremos paulatinamente.

Enquanto você acompanha seu filho ao consultório procure não interferir entre a conversação entre ele e o dentista. A criança se confunde quando falam várias pessoas ou recebe indicações de vários lados, podendo ou não atender a nenhum. Evite que várias pessoas acompanhem seu filho.

O dentista irá ajudá-lo e solicitará sua cooperação quando julgá-la necessária. Algumas crianças em idade escolar, portam-se melhor na ausência de seus pais, embora há casos que só a presença dos pais dá confiança à criança, principalmente se tem menos de 4 anos de idade.