Endodontia (canal)

A endodontia é a especialidade que trata das doenças relacionadas à polpa dental (vulgarmente chamada de nervo). A principal causa que leva ao tratamento endodôntico é a cárie, mas também existem outros motivos como os traumatismos e os desgastes dentários. Isso ocorre porque a polpa dental inflama-se irreversivelmente causando dor latejante que aumenta com o calor (polpa viva). Quando a polpa necrosa ou morre, pode não haver dor, ou dói apenas ao mastigar. Mesmo assim é necessário o tratamento endodôntico.
O tratamento endodôntico é realizado removendo-se essa polpa inflamada ou necrosada, alargando e desinfectando o canal em todo o seu comprimento e preenchendo-o hermeticamente com um material plástico chamado guta-percha e com cimento endodôntico.
Localizador Apical
Motor Endodôntico

Finalizado o tratamento endodôntico, será necessária a restauração do dente para restabelecer a forma e a função normal do dente. Pode ser feito um reforço internamente ao dente com um núcleo ou pino, para aumentar a sua resistência



Em nossa clínica usamos uma aparelhagem de última geração para um tratamento endodôntico mais rápido e eficiente como o localizador apical para medir o comprimento do canal com precisão e o motor endodôntico para instrumentação do canal. É um procedimento praticamente indolor pois é realizado sob efeito de uma potente anestesia local.